Assim como Wycliff, João Huss, Lutero e outros que se levantaram para combater a corrupção, a venda de indulgências, a disputa pelo poder e tantas outras incoerências, acredito que a religião cristã dos nossos dias, não está em situação muito diferente dos dias desses homens. O que impera é a hipocrisia, o moralismo, o controle da vida alheia, o orgulho teológico, o comércio, a corrupção, etc. Fatores que se contradizem com os ensinos e a vida de Jesus. Nada vale mais a pena do que aprender e viver o puro e simples evangelho. Indique este blog e deixe um comentário.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Os olhos são a Lâmpada do corpo.

Passei um período de muita correria, agitação e muitas coisas a resolver. Em meio a essa agitação, tive a experiência de contrair conjuntivite nos dois olhos.


Não foi uma experiência agradável... Olhos inchados, visão embaçada, dificuldade de ver a luz do dia. Em meio a essa situação, lembrei de como estamos acostumados a pensar que o mundo é como o enxergamos. Através do olhar recebemos grandes bens como a beleza das coisas criadas, isso me fez pensar como os olhos são importantes. Afinal, nossos olhos são as janelas por onde entra a maior parte das coisas que aprendemos.


O profissional de marketing através do potencial da imagem faz todos os dias um grande bombardeio de cores, uma enorme onda de poluição visual que procura atrair pelos olhos o consumista. As propagandas estão cada vez mais extravagantes, fazendo apelos de nível tridimensional para chamar a atenção dos consumidores. Imagens têm grandes influencia em nossas vidas. Percebemos o mundo pelos olhos, deciframos temperamentos pelo olhar, fazemos pré-julgamentos com que vemos, deseja-se algo que se vê... Etc.


Jesus faz a seguinte colocação sobre os olhos: São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! (Mt 6. 22-23) Em outras palavras: Como você vê realmente, determina se você está em trevas ou não. Portanto Jesus refere-se ao olhar, a percepção, ao discernir a imagem captada pelos olhos e não propriamente ao globo ocular.


O “bom olho” sabe avaliar, discerne e entesoura no coração o que é bom. Ele não apenas vê fatos sobre a vida, o mundo e a Graça de Deus. Ele percebe beleza e feiúra, detecta valor e inutilidade, discerne o que é realmente desejável e o que é não desejável. O “olho bom” vê a Graça de Deus como bela, agradável e desejável. Ao “bom olho” a Graça e a misericórdia de Deus são mais preciosas do que qualquer coisa que o mundo possa oferecer.


O “mau olho”, não vê a misericórdia de Deus como bela. A Graça é feia e desagradável, principalmente quando é manifesta na vida do próximo. Ele vive dos méritos próprios e do egoísmo. O possuidor do “mau olho” tem um olhar doentio, torna-se um ser negativo, pessimista, amargurado, o coração é cheio de veneno e inveja, tem um olhar crítico e não enxerga o melhor na vida do próximo.


Se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! Não se trata de ser religioso ou não, pois há muito “crente” que vive em trevas por ter os “olhos maus”. A Graça é um imensurável presente de Deus aos homens. Deixe que a Luz de Deus resplandeça nas trevas do teu coração. Garanto que as travas não prevalecerão. (Jo 1. 4)


Viva o Evangelho, Ele é a Graça de Deus, Ele é Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário