Assim como Wycliff, João Huss, Lutero e outros que se levantaram para combater a corrupção, a venda de indulgências, a disputa pelo poder e tantas outras incoerências, acredito que a religião cristã dos nossos dias, não está em situação muito diferente dos dias desses homens. O que impera é a hipocrisia, o moralismo, o controle da vida alheia, o orgulho teológico, o comércio, a corrupção, etc. Fatores que se contradizem com os ensinos e a vida de Jesus. Nada vale mais a pena do que aprender e viver o puro e simples evangelho. Indique este blog e deixe um comentário.

sábado, 14 de agosto de 2010

Buscai o Reino de Deus

Desde o começo de minha caminhada cristã tenho ouvido a seguinte frase: “Buscai o Reino de Deus”... Utilizada muitas vezes ou por parte dos lideres, ou por parte dos seguidores de diversas denominações evangélicas, referindo-se à participação ou o envolvimento das atividades geradas pelas igrejas/instituições. O problema é que cada vez mais este conceito errado do Reino de Deus cresce, à medida que surge outro reino que se utiliza do evangelho como produto, confinando seus “clientes” à esperança somente a esta existência. Atraídos pelas “oportunidades”: do melhor emprego, da troca do automóvel, da casa própria, da restituição das finanças, os súditos deste suposto reino confinam seu relacionamento com Jesus apenas aos horizontes deste mundo, buscando a temporalidade dos sucessos humanos, alimentado e sustentado por uma classe sacerdotal que conduz e defende uma nova igreja/instituição como a manifestação concreta e visível do Reino, como se “fosse” a detentora dos oráculos de Deus. O céu deste suposto reino é a prosperidade desse mundo, a paz é a realização dos desejos movidos de ganância e a graça passou a ser uma “des-graça”.
Entre tantos devaneios, a igreja perdeu seu significado e sentido original, deixou de ser “chamados para fora” para ser “chamados para dentro”. A ordem foi invertida, o mandamento deixou de ser “o Ide”, para ser “o Fique”. Ficar confortavelmente do lado de dentro, crendo que somente do lado-geográfico de dentro é que residem todas as coisas de Deus. A igreja/instituição achou-se no direito de ser identificada a semelhança da “Perola de Grande Valor”.
O fato é que são muitos os que seguem esse “reino”, formando um grupo clubesco e viciado, perdido entre a fé nas escrituras e o assedio dos milagreiros oportunistas. Tal “reino” oferece uma esperança oca e de curta validade por estar destituída de reais referências do Reino de Deus, causando em seus seguidores um grande stress devido à ansiedade desesperada na busca desse falso reino. Um reino que causa esgotamento mental e desapontamento, não pode ser o Reino de Deus.
O Reino de Deus não causa ansiedade, mas ao contrário, Ele destrói a ansiedade e a aflição porque não é algo que acontece do lado de fora. Jesus disse que o Reino de Deus não vem com visível aparência (Lucas 17:20). Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós (Lucas 17:21). O Reino de Deus não tem fronteiras geográficas. O Reino é uma realidade interior, que se desenvolve e cresce a partir do interior das pessoas e que vai produzir seus frutos, embora convivendo com a ambigüidade do tempo presente. Assim, não há nenhum lugar geográfico ou físico que possa ser buscado e identificado como o Reino de Deus, nenhum movimento religioso conduzido por homens é o Reino de Deus. Só Deus manifesta o Seu Reino. Se não há manifestação do Reino de Deus no coração, não há nenhum outro lugar que se possa encontrá-Lo do lado de fora. Buscar o Reino de Deus no coração não é uma tarefa de ansiedade, mas de descanso, o trabalho é descansar, e encontrar e buscar só acontece no campo da fé.
O Reino de Deus é converter o coração à confiança, ao amor, à misericórdia, ao perdão, ao descanso na provisão e a certeza do amor de Deus, que prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8).
O Reino de Deus acontece como pacificação do coração, como expansão da consciência de Deus em nós, como decisão interior de descansar e executar as tarefas do cotidiano como fruto do amor, da graça e da misericórdia (não de tirar as responsabilidades do dia-a-dia).
O Reino de Deus se estabelece no coração quando há submissão ao mandamento de amar uns aos outros, de se ater a realidade e a verdade. O Reino se estabelece no homem e a justiça de Deus se estabelece nos atos do homem submisso.
Fazendo isso, todas as coisas necessárias à vida serão acrescentadas (João 6:36)

Assim, o único e verdadeiro Reino se manifesta ao homem submisso a Deus, que tem seu entendimento iluminado, seu coração renovado e tomado pelo amor. Jesus como Rei ensina o caminho ao homem, Ele opera a beleza necessária para adequá-lo à comunhão santa com Deus. Ele purifica para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras (Tito 2:14).
Não se engane, ou deixe se enganar...
Buscai o Reino, mas... de Deus!

2 comentários:

  1. No início, a igreja era um grupo de homens centrados no Cristo vivo.
    Então, a igreja chegou à Grécia e tornou-se uma filosofia.
    Depois, chegou à Roma e tornou-se uma instituição.
    Em seguida, à Europa e tornou-se uma cultura.
    E, finalmente, chegou à América e tornou-se um negócio.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero numero e grau , a igreja hoje é governada quero acreditar por uma minoria, por homens sensuais atraentes em idéias ,e carisma. Nunca na historia tivemos tantos bons oradores ,mas o efeito dessa "boa nova" é temporal O que pessoalmente chamo de evangelho Lions Club onde igrejas se tornaram meras reuniões sociais , e desfile de lideres bem sucedidos que buscam exaltação social derramando lágrimas de crocodilo , e prometendo a um povo sedento uma aguá que não extinguirá sua sede eterna. Voltemos ao evangelho!!!!!!

    ResponderExcluir