Assim como Wycliff, João Huss, Lutero e outros que se levantaram para combater a corrupção, a venda de indulgências, a disputa pelo poder e tantas outras incoerências, acredito que a religião cristã dos nossos dias, não está em situação muito diferente dos dias desses homens. O que impera é a hipocrisia, o moralismo, o controle da vida alheia, o orgulho teológico, o comércio, a corrupção, etc. Fatores que se contradizem com os ensinos e a vida de Jesus. Nada vale mais a pena do que aprender e viver o puro e simples evangelho. Indique este blog e deixe um comentário.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cristo sem cristianismo.

O que se sabe é que Jesus não deixou nenhum escrito e não fundou religião alguma. O que chamamos hoje de cristianismo é uma construção religiosa feita pelos seguidores de Cristo ao longo de dois mil anos e que foi afetada pela era do imperador Constantino, a era da Reforma Protestante e a era dos Avivamentos na Inglaterra e Estados Unidos. O modelo atual hierárquico seguido por grande parte das igrejas tem sua origem na arquitetura original dos templos do período do imperador Constantino. No cristianismo estão contidos vários seguimentos, como católicos romanos, ortodoxos, protestantes, pentecostais, neopentecostais e outros. Assim, é um engano afirmar que foi Jesus o fundador do cristianismo. Outro grande erro é comparar Jesus com qualquer outro homem que viveu ou vive nesse mundo. Jesus é sobre todos e tudo, é incomparável. Jesus combateu o movimento religioso de seu tempo e não é possível detê-lo dentro de qualquer religião que seja. Jesus influenciou milhões de pessoas ao longo dos séculos, mas não tem nada a ver com a religião criada pelos seus seguidores. Jesus é o maior e melhor projeto de vida a ser seguido, isso quando não acrescido de referências, procedimentos e dogmas religiosos. Seguir Jesus não é seguir doutrinas, dogmas, teologias sistemáticas como se fossem a Palavra de Deus, como se fosse o Evangelho. Palavra de Deus é Jesus, afinal Ele é o verbo encarnado. Seguir Jesus é confiar de todo o coração e andar sem o fardo pesado imposto pela religião cristã, é compreender, aceitar e andar na Graça, é ser aceito por Ele, aprendendo com Ele como agir e reagir, é seguir sem pedras nas mãos, perdoando e sendo perdoado, é ser como o negociante que procura boas pérolas e ao encontrar uma de imensurável valor, vende tudo o que possui e a compra.
Se você é um dos seguidores do cristianismo pare, olhe para Jesus, ame-o de todo o coração, sirva-o, ame os que confessam o Seu nome e também até mesmo os que odeiam o Seu nome. No entanto, deixe de tentar amar e seguir a Jesus nesse caminho humano, no qual se tem coisas do Jesus do Evangelho apenas como isca. Ainda é tempo de deixar de amar o cristianismo ou a “igreja” com o amor com o qual só deveriam amar a Jesus, e a nada mais.

6 comentários:

  1. A religião cristã dos nossos dias, seja ela católica ou evangélica, não está em situação muito diferente dos dias de Jesus. O que impera é a hipocrisia, o moralismo, o controle da vida alheia, o orgulho teológico, o comércio e a corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Brother, irado o teu blog..... massa... show de bola.... excelente!!! Deus te abençoe, alargue suas fronteiras...

    Meu amigo, eu gostei muito de tudo que pude le!!!! Fantástico!!! Deus te abençoe!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gilberto, meu mano... Parabéns pela iniciativa. Que bom que vc é um pensador... Vamos juntos apregoar a Revolução que pode tirar a religião do Trono de Deus nos corações. Ela se assentou lá... no lugar de Jesus, usando o Nome Dele, inclusive... "para enganar os incautos"... Parabéns pelo texto denúncia. Mantenha-me sempre avisado, por favor. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OI GILBERTO GOSTE MUITOOOOOOOOOOOO DO SEU BLOG... O QUE VC CITA ACIMA É REALMENTE VERDADEIRO EM RELAÇÃO AO QUE VEM ACONTECENDO NA MAIORIA DAS IGREJAS A HIPOCRISIA, O FALSO MORALISMO ESSE EU ACHO O DOS PIORES, ORGULHO E POR AI VAI.... O QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE CRISTO É ÚNICO, NÃO PODE SER COMPARADO A NADA E NEM A NINGUÉM, MARAVILHOSO...., QUANDO FORMOS A IGREJA DEVEMOS IR COM O PENSAMENTO EM CRISTO, IR PARA ADORÁ-LO,PRESTAR CULTO SOMENTE A ELE, PORQUE DEUS NOS CONHECE, E, É O QUE IMPORTA, BJOS FICA NA PAZ, QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou postar aqui "miguel servetus".

    Concordo com a maioria das coisas que disse, MAS, como nos dias do profeta Elias,(que ele achava que só ele tinha ficado em Israel), nos dias atuais também existem pessoas e "igrejas" que estao tentando levar o evangelho da melhor forma possível !

    abraçao giba

    Juliano

    ResponderExcluir